segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sete Oportunidades (1925)



  Resenha de minha autoria originalmente publicada no blog nerd do qual sou integrante, o Darth Chief.


  Hoje todos sabemos quem é Charlie Chaplin, até aqueles que nunca viram um filme dele. Mas, na Golden Age de Hollywood existia um outro comediante tão famoso quanto Chaplin, Buster Keaton. Literalmente existia uma guerra fria entre os dois. Charles acabaria por vencer e Keaton ficaria esquecido a ponto de apenas os cinéfilos conhecerem sua obras. Keaton, porém, era e ainda é um gênio da comédia e dirigiu e protagonizou um dos filmes mais engaçados e criativos de todos os tempos : Sete Oportunidades.
A comédia de Keaton consistia em permanecer sério, mesmo diante das mais absurdas situações.



   Um homem tem sete chances de se casar no seu 27° aniversário, às 7 horas da noite, e, se ele conseguir, ganhará uma fortuna. Só que Keaton não tem noiva e sai em uma busca desesperada por uma mulher para se casar. No meio da confusão, ele pede em casamento por engano uma garotinha e até um homem. Acaba sendo perseguido por uma horda de mulheres vingativas, que acreditam ter sido enganadas por ele.
Sim, ele está sendo perseguido por CENTENAS de noivas raivosas e vingativas.
    Sete Oportunidades é um filme simples, como boa parte das obras de comédia pastelão, mas o que o torna tão bom? Darei sete motivos: Primeiro, o personagem de Keaton tem um imenso carisma e consegue fazer com que o espectador fique interessado em sua situação. Segundo, as interpretações são primorosas, principalmente a de Keaton, sempre com seu aspecto sério. Terceiro, Pelos cenários, número de figurantes e locações é possível notar que houve um investimento enorme no filme, o tornando uma super produção para a época. Quarto, há uma preocupação com a fotografia e com filmagens panorâmicas numa época onde este não era um aspecto tão valorizado em um filme. Quinto, O filme possui cenas que parecem ter colocado a vida de Keaton realmente em perigo (A cena do guindaste e a do trem por exemplo) dando um realismo imenso a proeza. Sexto,  a trilha sonora (Não se ela é realmente da época ou foi acrescentada em edição posterior) é muito divertida, completa o filme de uma forma incrível. Sétimo e mais importante, quem na história do cinema teve a ideia de criar uma situação onde o personagem principal é perseguido por um exército de noivas raivosas e vingativas, que roubam bondes, machucam jogadores de futebol Americano e invadem obras? A sequência final da metragem é simplesmente muito engraçada e genial.

   Terminando este texto onde bajulo um comediante morto resta dizer que Sete Oportunidades é simplesmente muito divertido e genial, uma obra única na história da comédia. Uma pena que Keaton foi esquecido pelo grande público. Sem dúvida alguma merece estar entre os 1001 filmes para se ver antes de morrer, não por profundidade ou algo assim, mas por ser surpreendentemente original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário