quinta-feira, 31 de julho de 2014

O Livro Objeto...


   Eu sei que esse Post é muita ousadia minha...


   
   A leitura há um bom tempo em nosso país foi algo para poucos. Atualmente o número de leitores tem aumentado muito, a juventude atual é bem mais leitora do que qualquer juventude anterior. Isso é algo bom, indiscutivelmente. O problema é que, atualmente, o livro vem sendo tratado como modo de demonstrar status intelectual, quando hoje somos vítimas de uma indústria literária que trata os livros como objetos. A editoras atuais não e preocupam em espalhar conhecimento ou etc, se preocupam em ganhar dinheiro, única e exclusivamente. Sou um escritor independente e sei que hoje a grande maioria das editoras brasileiras preocupa-se em jogar em nossas livrarias apenas determinados gêneros, tirando assim a oportunidade de escritores de tornarem seu trabalho manifesto.
   Ok, mas o que o leitor tem a ver com isso? Muita coisa, o leitor é o principal afetado por essas empresas que tratam o livro como mero objeto. Não estou dizendo que uma massa leitora é algo ruim, muito pelo contrário! Mas vejamos que tipo de massa leitora nós somos! Nós somos uma massa leitora que apenas lê, ou uma massa leitora que absorve o conhecimento da leitura? A maioria, pode ter certeza, apenas lê o livro, pois são bombardeados por uma propaganda que chama atenção apenas para os autores que pagaram mais para a editora e passam a acreditar que ler por ler resulta em algum conhecimento. Para falar a verdade, resulta, mas não é algo amplo ou que possa ser usado. Quando se lê, é necessário saborear o livro, analisa-lo para dele tirar algum conhecimento. Pegar um livro, ler, fechar e colocar na prateleira não resulta em conhecimento algum, é um bom passatempo, o leva a outra realidade e o faz viajar, mas não tornará mais amplo o seu conhecimento.
  O livro é um portador de conhecimento, por trás da estória há uma estética, História (sim, aquela que você estuda na escola e, na faculdade, os Historiadores descobrem que pode-se aprender muito de História por meio da literatura) ou críticas sociais, que se entendidas podem ser muito úteis, ou podem ser logicamente rejeitadas. Mas só se absorve essas coisas da leitura, quando o livro é devidamente analisado, não apenas lido. Não é um problema ter uma massa leitora que lê apenas por diversão, mas acredite: Teríamos mais aprovados no vestibular e senso crítico mais apurado se mastigássemos o livro, não apenas engolíssemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário