segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A falsidade Justificável



 
                             Nada é mais afetado pela visão maniqueísta do que a falsidade. É algo que é visto como algo puramente ruim, as pessoas esquecem que são falsas todos os dias, sem nem sequer perceberem.
                        A própria educação e religiosidade incentivam a falsidade, porém essa falsidade é justificável. Por exemplo: Quando alguém finge interesse em conversa com determinada pessoa, este alguém está sendo falso por educação. Quando um determinado religioso finge não ter interesse em determinado hábito que é tido como pecado, este religioso está sendo falso por motivos religiosos.
                        A verdade sobre a educação é que ela preza o modo como seremos vistos, não sinceridade ou honestidade. A educação é a arte de fazer PARECER ser, não a arte de ser. Quanto à religião, ela valoriza a luta contra os desejos e, ao fazer isso, incentiva a falsidade para consigo mesmo e para com outros.
                        Porém, essas falsidades são justificáveis, pois são necessárias para um bem estar social. Essa concepção de falsidade é negada pela maioria das pessoas, por divinizarem algumas coisas a se oporem totalmente a outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário