sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Bilhões de lados




      Ainda em nossos dias há a tendência para vermos um universo dividido entre bem e mal, as duas forças que, segundo a crença defendida pelo Maniqueísmo, regem o universo. A ideia de que cada um de nós representa um desses lados ou a atitude de dividir as emoções em qualidades e defeitos é algo completamente errôneo em minha concepção.  Fazer isso faz com que a grande maioria dos indivíduos negue sua individualidade ou evite completamente o estudo de determinadas ideias, ou pior, muitas vezes uma visão maniqueísta do mundo impede o indivíduo de conhecer a si mesmo.
A visão Maniqueísta muitas ajuda no desenvolvimento da condição de que uma coisa exclui a outra. Por exemplo: Onde há amor não pode existir inveja. Mas ora, as emoções tem um caráter extremamente ambíguo e se manifestam de diferentes formas em cada um dos indivíduos, em alguns o amor pode andar juntamente com a inveja. Essa visão também leva a situações problemáticas, como outras pessoas julgando se o indivíduo está amando ou não partindo do pressuposto de que quem ama não faz isso ou aquilo, sendo que afirmar ou negar o que se sente é algo que cabe apenas ao indivíduo fazer.
                        Cada indivíduo manifesta, a sua maneira, as emoções e conceitos. Sendo impossível que uma coisa exclua a outra nessas questões, apenas o indivíduo pode explicar como se sente, motivos do que faz e entre outros. Não há como colocar tudo em dois grupos distintos.
                        Existem duas realidades humanas, a maior, formada de instituições, leis e regras de maior magnitude e há a realidade individual, que é a formada por cada um de nós a partir dos estímulos externos da realidade maior e interpretação desses estímulos. Esses estímulos tem caráter muito amplo, podem ser ensinamentos, situações cotidianas, observações. Alguns desses estímulos vêm padronizados para todos (Os livros didáticos, por exemplo, ou as leis do país), mas a interpretação deles é feita pelo indivíduo, exclusivamente por ele, este que define, consciente ou inconscientemente, o modo como esses estímulos o irão afetar.
                        Entendendo que a realidade é algo amplo e ao mesmo tempo particular é correto afirmar que não existem dois lados regendo o mundo, mas Bilhões de lados, sendo cada um destes indivíduos um lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário