quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Autores independentes e a imaturidade do leitor


    O preconceito dos leitores brasileiros...


   

   Preconceitos literários, engraçado o termo devido a discrepância dos dois, pois  "literatura" lembra erudição, intelectualidade e o termo "preconceito" desperta em nós o mais intenso desprezo, ser preconceituoso é tido como uma ofensa e realmente o é, dai chega a ser engraçado juntar os dois termos que parecem ser como água e óleo.
   Porém, realmente acontece e é agravante. Preconceito contra certas leituras, contra número de páginas das obras (Preconceito este que já alfinetei aqui), contra autores (Como se o escritor não evoluísse) e muitos outros, mas ao que eu pretendo focar nesse post é o preconceito contra autores sem editora.
     Há a ideia de que se o autor não tem escritora quer dizer que ele é um mau escritor, e que não conseguiu uma editora por ser ruim. Primeiro, a pessoa que defende isso não sabe o quão difícil é fazer uma editora se interessar pelo seu trabalho, pois as editoras não querem necessariamente livros "bons", querem livros comerciais e que tenham possibilidade de trazer grandes lucros. Existem também os escritores que preferem se publicar sozinhos para ter mais controle sobre a obra. O leitor precisa entender que ter uma editora não faz um escritor melhor ou pior, pois editoras não são seletoras de arte, são fazedoras de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário