sexta-feira, 11 de julho de 2014

Entrevista com Priscilla Tôrres


    Entrevistei a autora do livro La Viratta Stories...


  

   Bom dia, galera!
   A Priscilla Tôrres, autora dos livros Traída e La Viratta Stories, me contou em entrevista tudo (Ou muito) sobre o seu modo de escrever, o que a inspira e deu uma palinha em projetos futuros.

Quando começou a escrever?

   Eu não sei quando comecei a escrever como literatura. Lembro-me que sempre escrevi em um diário. Na escola, mais ou menos na quinta série, eu escrevi um livro inspirado em um jogo chamado Shenmue, e que se chamava Xyuing. Depois, comecei com textos de jogos de RPG e, após, minha mãe disse que se eu ficasse escrevendo sobre uma coisa só eu já teria escrito um livro, então comecei a escrever o La Viratta, meu xodó que devo lançar este ano.

Quais são os seus escritores preferidos?

  Minha escritora favorita é a J.K. De autora independente nacional, gosto da Mallerey Cálgara.

O que geralmente te deixa inspirada?

  Qualquer sentimento que tem dentro de mim me inspira. Tristeza, felicidade, momentos de surpresa. Faço anotações de frases no celular e acabo escrevendo músicas com elas, apesar de nunca "musicalizá-las". Algumas vezes estou no ônibus pensando em uma nova história e fico escrevendo no celular mesmo. Meu novo projeto, "Athia", começou assim. Também costumo escrever ouvindo músicas que têm ligação com o tema do livro. Clássicas, MPB ou mesmo músicas românticas norte americanas.

Vejo que é admiradora de literatura nacional, a literatura brasileira é de fato a que mais valoriza?

  Na realidade o que eu admiro é a luta dos novos autores. Eu tinha um projeto onde eu ajudei muitas pessoas a escreverem e recebi até elogios de pessoas que disseram que suas notas nas aulas de português melhoraram por causa dos jogos que jogávamos através de textos que trocávamos. Eu admiro a luta dos novos autores, repito, pois ser autor independente em um país de editoras superfaturadas é um grande fardo.

De onde surgiu a iniciativa de resenhar trabalhos de autores independentes?

   A vontade de resenhar trabalhos de autores independentes veio de repente. Vi que muitas resenhas são feitas de livros famosos, mas livros de autores independentes quase nunca são valorizados nas resenhas, pois a dificuldade de venda e alcance de público é gigantesca, ainda mais porque há muitos que tem editoras e isso esconde o espaço de vários textos maravilhosos (e muito melhores do que aqueles que têm editoras grandes por trás). Ter dinheiro para pagar uma editora não quer dizer que o projeto é bom, pois as editoras nem sempre estão preocupadas com a qualidade do projeto. Pagou, publicou.




Sobre seu novo livro, La Viratta, de onde veio a inspiração, se baseou em alguma obra preexistente para cria- lo?

   A inspiração veio de um RPG chamado 7th sea que eu queria jogar, mas não conseguia jogar com ninguém. Nessa época foi uma misturada à avalanche de filmes dos Piratas do Caribe, da Disney. Histórias que vêm e vão, amizades (ou não?), jogos de interesses, tesouros, isso sempre me cativou. Não me baseei em obras preexistentes, mas pesquisei bastante sobre o assunto para escrever algo interessante. Fiquei vidrada quando vi que o Brasil tem uma história diferente sobre nosso "descobrimento", fora da história oficial, então decidi fazer uma aventura com base nisso.

Como prepara o ambiente para escrever?

   Eu não preparo o ambiente para escrever. Apenas abro o word e deixo as palavras saírem. Geralmente os personagens já estão presos dentro de mim faz tempo, se sacodem e saem naturalmente. Às vezes preciso segurá-los para que não tomem conta da história, hehe.

Quais os seus planos para o futuro?

   Meus planos literários para o futuro são de longa data. Tenho projetos de 4 livros, não sei se pretendo publicar todos. Ultimamente estou trabalhando com mais afinco em "Athia", que será inspirado na Roma antiga, com toques de fantasia, e espero que seja uma grande saga, mas também estou escrevendo sobre temas atuais, em "Traída", um romance romântico sobre relacionamentos intrincados, que está saindo em fascículos na Amazon. Não sei a quantidade de fascículos que terá, mas sei muito bem o "recado" que quero passar com este projeto.


Blog de resenhas da Priscilla - http://resenhasindependentes.blogspot.com.br/
Blog do livro La Viratta- http://laviratta.blogspot.com.br
Página do La Viratta no Skoob- http://www.skoob.com.br/livro/400812

4 comentários: