segunda-feira, 21 de julho de 2014

O Paradoxo Sobre o Comediante de Diderot


   Um clássico do século XVIII...


   

  Paradoxo sobre o comediante é uma obra de texto simples, curta, mas que traz um conteúdo bastante reflexivo sobre a arte de atuação. Nunca fui ator profissional, mas gosto de teatro e de cinema, isso me leva a ter um senso crítico muito grande ao ver filmes e peças, isso nasce espontaneamente em todos os que se aplicam a ver cinema e teatro como mais que entretenimento, mas como artes sérias. Sendo assim, Paradoxo sobre o Comediante foi uma leitura muito valiosa para mim e sem dúvida, continua bastante atual.
   Nessa pequena obra, Denis Diderot analisa o comediante, que não seria o "palhaço" que faz todos rirem, mas o ator que se adapta aos mais diversos papeis, sem nunca deixar de ser ele mesmo, o ator que mantém a racionalidade mesmo nas cenas mais dramáticas, o interprete que "chora com a mente em vez do coração". Diderot afirma também que é agoniante ver um ator sensível, que se entrega totalmente aos sentimentos em cenas onde isso é exigido e que esse tipo é ultrapassado.

Denis Diderot

   Surpreende como a obra de Diderot continua atual, mesmo em nossos dias é comum ver atores sempre associados a um papel por terem dificuldade de se adaptarem, esse tipo é citado em "Paradoxo" como sendo um ator que não durará muito tempo no estrelato. Também é comum ver ainda hoje atores extremamente exagerados, que chegam a ser cômicos.
  Para Diderot, atuar exige um enorme controle, o ator deve saber que aquilo é apenas uma encenação,  porém fazer o público entrar na ilusão mesmo que ele mesmo não entre. O ator deve sempre manter um pé na realidade, chorar como se não estivesse e ainda parecer realista... Esse é o paradoxo do comediante.

2 comentários: